A Fam Lia O Primeiro Contato Com A Socializa O Do Ser Humano
375 palavras
2 páginas
O primeiro contato que o individuo tem com o mundo é através da família, é onde são construídos os valores, a imagem de si, são dados os primeiros passos e ditas as primeiras palavras. É na família que aprendemos o primeiro certo e errado, o ser humano nasce totalmente vazio e aos poucos a família o constitui, o enche, para posteriormente quando for para a sociedade ter uma ideia formada de muitos assuntos, coisas, gostos. É claro que, há valores que mudaram ao longo do tempo, entretanto, o primeiro contato com o mundo é uma marca que cada um trás consigo. As transformações na sociedade ocorrem o tempo todo, o que faz com que as ideias mudem também, não há como interferir nas mudanças exteriores que de uma forma ou de outra acaba influenciando a família em diversas maneiras, dessa forma, havendo necessidade de adaptação ou então, novas perspectivas. As demandas referente as mudanças e a família são muitas, entre elas, o papel da mulher na sociedade, por mais que este seja um fato que ocorre há um tempo no mundo, ainda sim, há dificuldades de aceitação ou igualdade social. Há também o crescente número de separações de casais, crimes, novos abusos, drogas, classe econômica, marginalidade, etc.
Muitas vezes, a família não consegue lidar com as situações o que acaba gerando conflitos. É nesse momento que entra o papel do assistente social, intervir na ocorrência com o objetivo de melhorar ou mudar a situação ocorrida promovendo soluções e a segurança total da família e seus membros.
Para que o aproveitamento do assistente social seja de melhor eficácia o mesmo conta com a PNS – Política Nacional de Assistência Social que tem por objetivo organizar o trabalho, regularizar de acordo com as ocorrências como, por exemplo: acesso a cidadania, educação, emprego, saúde, proteção à família em outras palavras todas as situações ligadas ao bem estar físico, psico e social.
Dessa forma, a PNS auxilia de acordo com as demandas enfrentadas pelo trabalho a ser