A falta de profissionais na área de recursos humanos especializados em acessibilidade
Esta necessidade nos fornece oportunidades de prestar consultorias no aspecto de adaptação de suas acomodações, de sua política, e até mesmo em atualizar institucionalmente seus colaboradores para esta nova realidade á qual todas as empresas precisam se adaptar.
· O Aumento do número de portadores de deficiência visual ocasionada por acidentes em idade adulta
A cegueira ou deficiência visual pode apresentar-se em diversos estágios, desde a cegueira total a parcial ou Leve. Segundo o CENSO Demográfico IBGE - 2005, no estado de São Paulo existem aproximadamente 24.000 portadores de cegueira total, equivalente á 44% dos casos em toda a região Sudeste do País.
Como causas, podemos citar, por exemplo, a cegueira congênita, que é ocasionada por alguma doença provinda dos pais ou até mesmo alguma patologia adquirida na gestação, acarretando em sequelas ao feto. Existe a cegueira secundária, que é ocasionada por alguma doença, tanto diretamente nos olhos como em consequências de diversas outras doenças, como por exemplo a diabetes, que ocasiona o glaucoma (aumento de pressão intra-ocular) e por falta de tratamento adequado, pode levar a perda gradativa da visão.
Por fim, devemos atentar á uma estatística que apontou crescente número de pessoas portadoras de deficiência visual decorrente de acidentes, de diversas causas ou tipos.
Em sua maioria, os acidentados possuíam uma vida social e profissional ativa, e passaram por algum trauma acidental que resultou em perda total ou parcial da visão, se fazendo então necessária uma adaptação em todos os aspectos.
A carreira profissional já iniciada não poderia ser perdida ou desperdiçada, afinal, trata-se de capital intelectual. A oportunidade da visione