a falta de etica gera prejuizos as empresas
Para garantir uma negociação eficaz, o negociador deve saber ouvir com atenção, não considerando as intenções ou táticas que pensa em seguir, analisar sobre o que o outro lado está vendo sua situação.
Demonstrar capacidade de compreender os problemas enfrentados pela outra parte e ter interesse em ajudá-lo a resolver.
Utilizar da flexibilidade e focar no benefício mútuo, buscando a idealização da negociação.
O bom negociador estabelecesse uma postura aberta a comunicação,gerando confiança, eficaciedade e parceria, pois atingirá seus objetivos sem descuidar do outro, e seus resultados serão satisfatórios,vantajosos e lucrativos.
RELATORIO GERAL
Para ter sucesso em uma negociação é necessário conseguir o melhor resultado possível para ambas as partes. Para uma boa negociação ser finalizada com eficiência, depende em grande parte da preparação e planejamento do que será negociado. Realizando uma análise previa, permitirá esclarecer o que se quer, e o que precisa a outra parte. Podemos afirmar que concessões poderão ser feitas para que o acordo seja realizado. Para negociação ser eficaz o negociador poderá utilizar adequadamente o processo de permuta, que envolve as variáveis: informação, tempo e poder.
Estando bem preparado com o máximo de informações, garantirá uma chance melhor de tempo em relação a outro conhecer bem o campo a ser acordado, exercendo assim o seu poder de barganhar para alcançar o seu objetivo. O negociador não nasce com o dom, ou melhor, habilidades essenciais para negociar, esta é adquirida por meio de estudos técnicos e experiências de vida, sendo aprimoradas ao longo de suas vidas e em negociações anteriores. As habilidades essenciais para uma negociação eficaz são:
Concentrar-se nas idéias, ser objetivo, apresentar propostas concretas.
Saber ouvir e falar
Interpretar as reações pessoais e o comportamento humano
Ter ética, empatia, paciência e tranquilidade.
Ser flexível, separar