A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS
Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul
Curso de Administração
MARCELA BISCASSI RA 1151414672
Série 7º NA – GRAERHT_20141
Professora Tutora BRUNA LECINTIA CARPES SOUTO
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
SÃO CAETANO DO SUL
2014
A FALTA DE ÉTICA GERA PREJUÍZOS ÀS EMPRESAS
Quando pensamos em ética, o primeiro pensamento que nos vem á cabeça e o qual assimilamos diretamente seria o de comportamento.
Se pensarmos que ética está ligado a comportamento, por que então observamos casos em que é tão difícil mantê-lo de forma honrosa?
A partir dos estudos que foram apresentados (Parmalat, Eron...), podemos perceber que a falta de ética nasce a partir de uma justificativa óbvia, a ganância em torno do montante de lucro que as organizações geram, quanto mais se tem mais se quer, e isso não impede que as pessoas ou organizações passem por cima de outras para conseguir.
A falta de ética no ambiente de trabalho faz com que as pessoas se portem de tal maneira que ao invés de colaborarem para o crescimento da organização, faz com que a mesma acabe contraindo prejuízos muitas das vezes, irreversíveis.
A preocupação com o lucro que a empresa pode render ou gerar acaba falando cada vez mais alto ao invés de ser tratado como assunto de pés no chão, sendo assim com esse tipo comportamento (anti-ético) desnecessário acaba afetando primeiramente o cliente, depois os colaboradores éticos e que fazem a diferença com relação a questão e claro a organização como um todo, que perde a sua credibilidade perante a sociedade na forma como é conhecida.