A Falta de Etica causa prejuizos as Empresas
A ética de um modo mais simples pode ser definida como nossa cultura aplicada. A capacidade de distinguir o que é certo ou errado. Nas empresas a ética deveria ser usada dessa mesma forma, mas muitas infelizmente ainda caminham com o pensamento voltado apenas para seu benefício próprio, sem se preocupar com a qualidade de seus produtos, serviços e satisfação de todos.
Diversas empresas ainda pensam que a falta de ética é um bom caminho para alcançar resultados positivos, porém, alguns exemplos mostram que isso não é verdade, pois sem ética não é possível permanecer no mercado por muito tempo. Ainda mais nos dias de hoje, em que as pessoas estão mais conscientes e de tudo o que acontece e exigem clareza e respeito por parte daqueles de quem consomem produtos e serviços.
A ética tem que ser justa, ser livre e ser solidária. Se todas as empresas conseguirem aplicar esses conceitos, os funcionários irão sentir que estão sendo valorizados e que realmente fazem parte daquela equipe, assim apresentando bons resultados e trabalhando com satisfação. Para a empresa vai ser bom, pois crescerá através de bons resultados. Mas para que tudo isso aconteça, a ética deve começar principalmente pelos líderes, pois somente assim poderão transmitir respeito e confiança às equipes.
A ética deve nortear todas as decisões que serão tomadas dentro da empresa, desde as maiores e mais complexas, até as mais simples.
A ética deve ser um dos grandes valores das pessoas e das organizações. Em momento algum deve-se abrir mão da ética em favor de resultados.
Referências:
PLT, capitulo 1, páginas 21 à 31, autor Francisco Gomes de Matos.
Notícias sobre a ENRON/ PARMALAT/ ARTHUR ANDERSEN.