Falta de ética causa prejuizo nas empresas
Francisco Gomes de Matos, no capítulo 1 do PLT, reflete sobre como a Falta de Ética causa prejuízos às empresas.
Faça a leitura das páginas 21 à 31 do capítulo 1 do PLT e conclua sobre o que o autor quis dizer com esta afirmação:
Políticas e estratégias, sem alma, focaram o lucro obsessivo e a competitividade predatória como pressuposto da conquista do mercado, concebido como monstro que tem que ser dominado por táticas de guerra (...) todos os concorrentes têm de ser eliminados (...) é o espírito bélico criando o clima do conflito institucionalizado (...) a cultura da violência (...), gerando corrupção e desagregação do poder (...), criando ilhas de dominação (...) lideranças não integradas nas quais cada diretoria se torna um “feudo” (PLT p.24).
Para Francisco Gomes a sociedade tem que seguir três parâmetros éticos: Ser justa, ser livre e ser solidária. Quando as empresas conseguirem aplicar esses conceitos com seus colaboradores, o autor acredita que os próprios funcionários irão sentir que estão sendo cuidados, valorizados e que realmente fazem parte daquela empresa. Desta forma as empresas terão um ganho muito maior, pois a partir do momento que ela buscar cuidar do seu capital humano ela conseguirá conquistar maior lucro, um ambiente de trabalho favorável ao crescimento organizacional, ou seja, todos os colaboradores da empresa deverão ser incluídos nesta nova política, principalmente as lideranças, pois uma liderança unida é a base para as conquistas futuras.
Em minha opinião não tem como vivermos em sociedade se não aplicarmos os princípios éticos, pois somente assim conseguimos garantir o respeito e a confiança das pessoas que nos rodeiam.
Dentro das empresas então se não formos éticos não conseguiremos ter espaço para ocupar, pois temos que respeitar nossos colegas de trabalho e sermos justos com os mesmos. Somente desta maneira que conseguiremos conquistar a credibilidade, um ambiente agradável e juntos alcançarmos as metas e os