A fada oriana
Fadas boas e fadas más
Há duas espécies de Fadas: as fadas boas e as fadas más. As fadas boas fazem coisas boas e as fadas más fazem coisas más.
As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos ,segurem pelo bibe as crianças que vão criar ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos e, à noite põem moedas de ouro dentro dos sapatos dos pobres.
As fadas más fazem secar as fontes, apagam as fogueiras dos pastores, rasgam as roupas que está ao sol a secar, desencantam os jardins, arreliam as crianças, atormentam os animais e roubam o dinheiros dos pobres. Quando uma fada boa vê uma árvore morta, com os ramos secos e sem folhas, toca-lhes com a sua varinha de condão no mesmo instante a árvore cobre-se de folhas, de flores de frutos e de pássaros a cantar. Quando uma fada má vê uma árvore cheia de folhas, de flores, frutos e de pássaros a cantar, toca-lhes com a sua varinha mágica do mau fado e no mesmo instante um vento gelado arranca as folhas, os frutos apodrecem, as flores murcham e os pássaros caem mortos no chão.
ORIANA
Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e era muito bonita. Vivia livre, alegre e feliz dançando nos campos, nos montes, nos bosques, nos jardins e nas praias. Um dia a rainhas das Fadas chamou-a e disse-lhe:
- Oriana vem comigo.
E voaram as duas por cima de planícies, lagos e montanhas.
Até chegarem a um país onde havia uma grande floresta.
- Oriana – disse a rainha das Fadas -, Entrego-te esta floresta. Todos os homens, animais e plantas que aqui vivem de hoje em diante, ficam à tua guarda. Tu és a fada desta floresta. Promete-me que nunca a hás-de abandonar.
Oriana disse:
- Prometo.
E daí em diante Oriana ficou a morar na floresta. De noite dormia dentro do tronco de um carvalho. De manhã acordava muito cedo acordava ainda antes das floresta dos pássaros. O seu relógio era o seu primeiro raio de Sol. Porque tinha muito que fazer. Na