Resenha
INSTITUTO BRASIL DE PESQUISA E ENSINO SUPERIOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA
MARIA DO CÉU PEIXOTO DIAS DE SOUZA
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
NATAL, RN
2013
Manifesto Nacional,
10% do PIB na Educação Publica já!
A educação é um direito fundamental de todos possibilita um maior conhecimento no campo da cultura, da arte, da ciência e da tecnologia, amplia a consciência social comprometida com as transformações sociais em prol de uma sociedade justa e igualitária. Diante destes objetivos os trabalhadores lutam na constituinte buscam assegurá-la como direito e dever do Estado.
Portanto, no Brasil é a elite tem o poder em mãos, não há um interesse de cumprir sua obrigação constitucional. Neste século XXI, se comparado a outros países, a situação educacional inaceitável mais de 14 milhões de analfabetos funcionais (PNAD/2009/IBGE). Diante das diversas situações encontradas nas Escolas publicas da Educação básica e superior sucateadas, os trabalhadores da educação sofrem inaceitável aperto salarial e a assistência estudantil é prejudicada. Há vários anos setores organizados ligados à educação formularam o Plano Nacional de Educação, 1997.
Neste plano os professores, entidades acadêmicas, sindicatos, movimentos sociais, e estudantes elaboraram um cuidadoso diagnóstico da situação da educação brasileira indicando metas concretas para a real universalização do direito de todos na educação. Mas para que isso de fato aconteça é necessário um mínimo de investimento publico da ordem de 10% do PIB nacional. Naquele momento o congresso nacional aprovou 7% e, mesmo assim este percentual foi vetado pelo governo de então, veto mantido pelo governo Lula da Silva.
Por esta razão organizações de trabalhadores e setores sociais interessados em fazer evoluir a educação no Brasil, promove uma campanha nacional com objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis pela aplicação de 10% do PIB na educação