a fabrica de chocolate
Cromatografia:
Em papel (CP) – Separação de ânions
Em camada delgada (CCD) – Separação dos compostos de um
Comprimido de AAS
Disciplina: Química Analítica
Assis – SP
2012
Cromatografia
Introdução:
A cromatografia é um método físico-químico quem tem com função principal a separar. A técnica da cromatografia é a separação de misturas e identificação de seus componentes, para que a separação ocorra depende da diferença entre o comportamento dos analitos na fase móvel e na estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciada por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade.
Há varias técnica de cromatografias utilizadas, nestes experimentos em especial foram usadas às técnicas: Cromatografia em Papel (CP) e Cromatografia em Camada Delgada (CCD).
A cromatografia em papel é técnica de partição, utilizam dois líquidos, ou misturas de líquidos, um atuando como fase móvel (eluente) e outro atuando como fase estacionária. Ocorre a retenção das substâncias devido às diferentes afinidades com as fases estacionária e móvel. Utiliza-se papel normal ou papel de filtro (mais utilizado) como suporte da fase estacionária.
A cromatografia em camada delgada é a técnica de adsorção líquido-sólido. Onde a separação é vista pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária. Sendo também utilizada para a identificação de frações coletadas em cromatografia liquida clássica. Um parâmetro de muita importância é o fator de retenção (Rf), que é a razão entre a distância percorrida pela substância em questão e a distância percorrida pela fase móvel, os valores ideais para a Rf estão entre 0,4 e 0,6. Normalmente são usadas placas de vidro, analítica e preparativa; Para a fase estacionaria são