A EXPORTAÇÃO DE SOJA BRASILEIRA

619 palavras 3 páginas
1. Tema do Estudo
- A EXPORTAÇÃO DE SOJA BRASILEIRA

2. Problema da Pesquisa
- O que favoreceu o crescimento da exportação de soja Brasileira entre a década de 90 e de 2000? Qual o tamanho da fatia Brasileira no mercado de exportação de Soja no mundo? Em que nível encontra-se o Brasil frente aos Estados Unidos e Argentina que também são considerados um dos maiores exportadores de soja do mundo?

3. Objetivos de estudo
- O objetivo do estudo será realizar uma análise no panorama da soja no mercado mundial e nacional (como a dinâmica do consumo e mudanças estruturais do consumo). Analisaremos a inserção do Brasil no mercado mundial tanto com as exportações de soja como também com as importações, analisaremos a competitividade Brasileira no mercado mundial em relação a exportação da soja e as mudanças no sistema tributário do país que propiciaram impactos imediatos nas exportações de soja.
Ver que as principais vantagens competitivas do Brasil na produção de soja serão:
- A possibilidade de ganhos de escalas;
-Alta produtividade;
-Mão de obra barata;
-Oferta hídrica abundante;
-Tecnologia;
E também ver que haverá desvantagens que serão:
-Juros altos;
-Infra-estrutura deficiente;
-Escassez de crédito;
-Má gestão dos produtos rurais;

4. Justificativa do trabalho
- No período que vai da safra 1990/1991 a 2004/2005, a produção brasileira de soja cresceu a uma taxa anual de 8,4%, saltando de 15,4 milhões de toneladas na safra 1990/1991 para 51,7 milhões de toneladas na safra 2004/2005, enquanto a produção mundial aumentou a uma taxa de 4,9%. Atualmente, só a Argentina apresenta taxas de crescimento expressivas (10,5% ao ano na última década). Já os Estados Unidos, que são líderes mundiais na produção de soja, registraram uma taxa de crescimento de apenas 2,8% no mesmo período.
O aumento da produção brasileira de soja decorre não somente do crescimento da área plantada, mas também do aumento da produtividade (indicador de eficiência). Entre os

Relacionados

  • Guia
    12428 palavras | 50 páginas