A Expansão Militar Japonesa
O Japão é um país pequeno e escasso em recursos naturais,o que o obriga a importa quase tudo que precisa de matéria-prima.Na década de 30 não era diferente.
Governado por um grupo de militares extremamente nacionalistas que acreditavam que a guerra era o caminho para o Japão se tornar uma potencia respeitada mundialmente,os militares pretendiam expandir seu poder conquistando outros países na Ásia e varias ilhas no Oceano Pacifico.
A maior parte das regiões que o Japão queria dominar eram colônias ou possessões europeias,como a Indochina(antigo nome do Vietnã),possessão francesa,a Indonésia,possessão holandesa e Cingapura,possessão inglesa.Quando Hitler começou sua guerra na Europa,os japoneses encontraram uma oportunidade para transformar essas colônias europeias na Ásia e no Pacifico em colônias japonesas.Enquanto Inglaterra,França e Holanda estavam muito ocupados com os problemas causados pela Alemanha nazista,o Japão aproveitou para conquistar os territórios nos quais estava interessado.
A expansão japonesa começou pela Ásia,em direção a China.Em 1931 o Japão iniciou a invasão do reino da Manchúria,resultando em vitoria japonesa.Em 1937 o governo japonês atacou a Pequim,Xangai e Nanquim.Neste ultimo reino dominado,para demonstrar sua força,os japoneses massacraram a população,com fuzilamentos de prisioneiros,invasão de casas,infanticídios(morte de crianças,mais especificamente recém-nascidos) e estupros de mulheres.
A política chinesa não ia bem na época do ataque.A china passava por uma guerra civil desde o final dos anos 1920.De um lado,o partido conservador Kuomitang,liderado por Chiang Kai-Shek,chefe do governo chinês;de outro,os comunistas,sob a liderança de Mao Tsé-Tung.Em setembro de 1937,os dois lideres fizeram uma trégua em nome da defesa da China e até 1945 lutaram juntos contra os japoneses.
Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacifico.Por isso,os militares japoneses