filosofia
Héllder Ferreira,
Maria Grazielle.
Série: 3º Ano U
Disciplina: História
Tema: Segunda Guerra Mundial
Prof.: Gaudência
Poxoréu-MT
Julho/2014
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo apresentar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, retratando e destacando fatos importantes como: O caminho para a guerra, feridas da primeira guerra, a fragilidade da liga das nações, expansionismo das ditaduras, tanto como, a expansão Japonesa, italiana e Alemã, e as regiões ocupadas pela Alemanha como a Renânia, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia.
Desenvolvimento
O caminho para a guerra
As principais batalhas da Segunda Guerra foram travadas na Europa, no norte da África e no Extremo Oriente, durante este conflito formaram se dois blocos entre as potencias beligerantes, esses blocos dividiam-se em:
Potências do Eixo - Alemanha, Itália e Japão.
Potências Aliadas – Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, China (em menor escala), França (invadida e ocupada pelos alemães durante quase todo o conflito). A Segunda Guerra deixou rastros assustadores de destruição cerca de 55 milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãs e cerca de 190 milhões de refugiados.
Feridas da Primeira Guerra
Os governos dos países vencedores tinham imposto por meio do Tratado de Versalhes duras condições as nações derrotadas, especialmente a Alemanha considerada responsável pelo conflito.
Muitos Alemães sentiram-se humilhados. No momento em que a Alemanha passava por uma grave crise econômica o líder político Adolf Hitler fez com que despertasse um sentimento de revolta e orgulho nacional na população alcançando o poder e fortalecendo o Estado nazista. Hitler tinha como dois dos principais objetivos: desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e romper o domínio internacional