A evolução e conceito de marketing
Justificativa: Em um mercado tão competitivo como o atual existem alguns fatores que fazem a diferença e que podem tornar uma empresa líder de mercado em relação às outras.
Introdução: Os objetivos do marketing é tornar a empresa diferente, porque ser diferente é ser único. No fundo qualquer empresa aspira a ser somente ela a oferecer o que os consumidores desejam. Desde os anos 90 foram realizadas tentativas de personalização em massa. Ou seja, as empresas queriam agradar a todos os seus clientes, fazendo um atendimento mais personalizado, a todos os clientes. No entanto, o mercado está cada vez mais exigente e mais resistente às formas de marketing existentes e as estratégias usadas há dez anos ou vinte anos já estão totalmente ultrapassadas. Hoje em dia usa-se cada vez mais um novo tipo de marketing, que está ligado diretamente à publicidade.
Desenvolvimento:
O marketing é muito mais do que a atividade direcionada à venda e não se reduz necessariamente à atividade de um departamento empresarial. O marketing começa mesmo antes de um produto existir, está presente na fase de criação, de transação, e depois do produto ser vendido. Ou seja, o marketing envolve todas as fases de vida de um produto ou serviço, sendo elemento fundamental para o seu sucesso. E está também e (ainda) sempre presente na relação da empresa com o cliente.
O principal objetivo das empresas deve sempre passar por agradar aos consumidores, de forma a fidelizar o cliente, satisfazendo simultaneamente as necessidades da própria empresa e permitindo a melhoria contínua dos seus processos produtivos e comerciais, numa constante interação. Logo, podemos dizer que, o marketing tem que estar presente em todas