Evolução do conceito de marketing
OBJETIVO:
Tecnologia e práticas gerenciais estão sendo combinadas para criar uma nova forma de marketing, chamada de marketing em tempo real, na qual produtos e serviços, além de atender às necessidades e desejos únicos e exclusivos de cada cliente, vão continuamente aprendendo com esses clientes, garantindo sua satisfação ampla e permanente. O objetivo desste trabalho é mostrar a algumas das etapas que que o Marketing passou até chegar no conceito atual (continua em mudança) e mudança de visão em referencia ao cliente.
JUSTIFICATIVA:
"Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. É necessário que o líder ou gestor entenda a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para a marca" (Rodrigo Rodrigues, diretor de planejamento da agência Opus Múltipla Comunicação Integrada). O Marketing atualmente é a principal ferramenta que dá o diferencial necessário a empresa neste mundo competitivo e globalizado.
INTRODUÇÃO:
A palavra Marketing é muitas vezes relacionada com aquilo a que antigamente se chamada direção de vendas. Antes da Revolução Industrial, os comerciantes produziam mercadorias em pequenas quantidades para venda em comunidades bem definidas. Com a disponibilidade cada vez maior de maquinaria tornou-se possível, e aliás necessário, aumentar a produção a fim de pagar os custos de equipamento. Como a procura era limitada, o comerciante foi obrigado a viajar a outras comunidades à procura de encomendas.
DESENVOLVIMENTO:
A evolução do marketing
Até a década de 50, a oferta de produtos e serviços era – de modo geral – bastante inferior a procura. Eram tempos em que a grande ênfase das empresas produtoras de bens e serviços estava na ampliação da produção, sem que existissem maiores preocupações com a