A evolução do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante
Tema: Relações possíveis entre aglomerado econômico, desenvolvimento regional e empreendedorismo: Estudo de caso no Polo Agroturístico de Venda Nova do Imigrante
Problema: A pesquisa busca aprofundar fundamentalmente a análise de como ocorreu a formação e o desenvolvimento da estrutura agro-turística de Venda Nova do Imigrante, jovem município brasileiro, que nos últimos anos demonstra desenvolvimento econômico e crescimento populacional acima da média estadual, localizado na região serrana do Espírito Santo, enfatizado três aspectos: gerencial, vantagem competitiva e cadeia de valor. Primeiro a iniciativa por parte dos próprios agricultores pela busca de agregação de valor; segundo, sob o aspecto gerencial, estudou-se sua caracterização de propriedade, de gestão e de continuidade; quanto a vantagem competitiva, enfatizou-se o espaço geográfico como fator contribuinte para o desenvolvimento deste nicho econômico.
Justificativa: o aglomerado turístico de Venda Nova do Imigrante pode ser visto como um modelo bem-sucedido de crescimento local, figurada através de seus empreendedores locais, em sua maioria empresas familiares, que buscaram uma forma alternativa de agregação de valor em seus produtos através do agroturismo, aproveitando-se da localização geográfica privilegiada com relação a capacidade de interconectar-se a outras regiões.
Objetivo Geral: A premissa principal do projeto é identificar que arranjos organizacionais importantes foram construídos ao longo da evolução econômica do município de Venda Nova do Imigrante, que contribuíram para o desenvolvimento do aglomerado agro-turístico.
Objetivos Específicos: A partir desta análise pretende-se identificar quais são as competências chaves para a exploração do potencial agroturístico e sua viabilidade na região. Pois este potencial pode não estar sendo totalmente explorado, talvez por falta de estruturas que consolide a sua vocação