Vvisitas a escolas
2.1 CONCEITO
Oxinalde (1994) alerta que o primeiro problema que se encontra ao estudar e descrever o turismo rural é o das definições. O termo turismo rural é bastante ambíguo. Segundo o autor, o turismo rural engloba diversas modalidades de turismo que não se excluem e que se complementam de forma tal, que o turismo no meio rural é a soma de ecoturismo, turismo verde, turismo cultural, turismo esportivo. Na mesma concepção o trabalho de Cals; Capellà; Vequé (1995), citados por Graziano da Silva et al. (1998), considera mais adequado referir-se à totalidade dos movimentos turísticos que se desenvolvem no meio rural com a expansão do turismo rural ou em áreas rurais.
Segundo esses autores a literatura que aborda os problemas de definição de turismo rural converge para duas tendências. Na primeira, o critério diferenciador se baseia nos elementos que compõem a oferta, falando-se de turismo rural quando a cultura é um elemento englobando: agroturismo, turismo verde, eqüestre, caça, etc., para indicar o caráter prioritário do componente ofertado. Na segunda, o critério diferenciador está na distribuição dos rendimentos gerados pelas atividades turísticas, recebidas pela comunidade rural ou pelos agricultores. Pode-se discriminar assim três categorias: agroturismo, turismo rural e turismo na área rural que agem como círculos concêntricos.
Para Campanhola e Graziano da Silva (1999), a literatura apresenta uma vasta gama de conceitos sobre turismo rural, que traz uma variedade de possibilidades. Por exemplo, há uma confusão no termo “turismo verde”, que tem sido usado no lugar do termo “turismo rural” ou “ecoturismo” . Outras pessoas não diferenciam “turismo rural” e “turismo no meio rural”. O termo turismo no meio rural tem sido erroneamente considerado sinônimo de “Agroturismo”. Graziano da Silva et al. (1998, p.3/19) apresentam o conceito de agroturismo como sendo “atividades internas à propriedade, que geram ocupações complementares às