Hospitalidade e Turismo
A atividade turística vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, após a Revolução Industrial no século XIX, as mudanças surgidas em virtude das férias remuneradas, deu origem a classe trabalhadora (assalariada) e consequentemente, ao turismo de massa, já que o tempo livre não era o problema. As características sociais, econômicas, políticas e ambientais atraíram as pessoas ao consumo do turismo, buscando nas viagens a realização de suas necessidade e sonhos. A economia passa então a ser movimentada por um novo gigante de mercado: O Turismo.
O poder público também tem sua fatia de obrigação com relação ao desenvolvimento turístico, mantendo a infra-estrutura de uma localidade turística e criando diretrizes de governo e planejamento turístico.
O conjunto de equipamento, serviços e infra-estrutura, formam o sistema turístico, dando funcionalidade ao fenômeno turístico, fazendo parte da nova característica da sociedade contemporânea, que com o capitalismo e a vida agitada da população faz do consumidor o principal foco de estudo da oferta e demanda turística. As facilidades de transporte, comunicação, aumentaram a produtividade do turismo, e serve para atender essa demanda de produtos e serviços turísticos.
Para entender o turismo no início do século 21, deve-se ter como base de estudo não apenas os livros, mas também os jornais diários e revistas semanais. A história tem apresentado profundas mudanças ao longo dos últimos tempos e esses movimentos podem continuar por alguns anos ou até mesmo décadas.
A atividade turística deve ser observada e praticada como atividade econômica, porem com um foco no desenvolvimento social.
Alguns autores citam a atividade turística através da terminologia partindo do princípio que seria considerado de forma abstrata “A Indústria do Turismo,”ou seja, uma fábrica sem chaminés” uma vez que tem como grande potencial gerar receitas econômicas às localidades turísticas. Outros determinam o turismo