A evolução da Psicologia Científica
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
2. Para a Psicologia tornar-se ciência, o que foi necessário?
Foi necessário separá-la da filosofia e da teologia. Para isso foi preciso escolheu um objeto de estudo específico: A consciência.
Depois disso a psicologia começa a criar status e torna-se a Nova Psicologia, ganhando conhecimento científico.
3. Quais as principais teorias da Psicologia no século XX? Caracterize-as com suas palavras.
As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são:
O Behaviorismo vem do termo inglês behavior, que significa comportamento. O nome já diz o que essa teoria usa para estudar e analisar o ser humano.
A teoria Gestalt, diferente do Behaviorismo, não estuda só as respostas, que são muitas vezes até involuntárias aos estímulos, mas considera fatores importantes como às sensações, o tempo-forma, o espaço-forma (dados físicos). Com isso usamos a psicologia para relacionar forma e percepção.
A percepção é um dos termos centrais para os gestaltistas, entre o estímulo e a resposta do indivíduo encontra-se o processo de percepção.
A teoria da Psicanálise de Freud é mais profunda do que as duas anteriores, e alterou radicalmente o modo de entender o ser humano e deixou grande contribuição na compreensão dos processos históricos e sociais.
Freud descobriu o inconsciente, que exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência”. É constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.