História da psicologia
A Psicologia é a ciência da alma ou da psique, da mente, ou do comportamento. S abemos que a nossa historia de vida caracteriza-se por um longo desenvolvimento físico e mental, estes desenvolvimento podem nos trazer fatores positivos e negativos. Eles recebem influencias da sociedade, pois a nossa forma de viver nos mostra como devemos ser e agir, juntamente com as características herdadas constituem nossa personalidade.
O campo da Psicologia é muito vasto, na verdade Psicologia é uma ciência aplicada mas também uma ciência básica de grande importância para qualquer campo de conhecimento.
Até o final do século XIX a Psicologia não existia como disciplina, emergiu de duas tradições: A filosofia e as ciências naturais
Na filosofia os filósofos sempre estiveram interessados em compreender o significado da experiência humana e muitos conceitos básicos na filosofia já nas ciências naturais o sucesso dessas ciências em desenvolver explicações baseadas no principio da causalidade levaram a Psicologia a fazer o mesmo.
Enquanto os filósofos do século XIX preparavam o caminho para a abordagem experimental do funcionalismo da mente, os fisiologistas buscavam as mesmas respostas a partir de outro enfoque procurando compreender os mecanismos corporais que estão na base dos processos mentais.
A Psicologia surgiu no final do século XIX com a finalidade de observar o comportamento do homem. A Psicologia cientifica foi caracterizada como ciência pelo seu objeto de estudo e a utilização dos métodos científicos. Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, tem como objeto de estudo o homem, seu comportamento e sua subjetividade.
Subjetividade é o individual de cada individuo, ou seja, o mundo da idéias, significações constituídas pela nossa experiência da vida social e cultural. A subjetividade ela não é inata ao individuo, mas é