A evolução da musica
Empreendedorismo
Prof. Luiz Fernando Andres luizfernando.andres@gmail.com CONCEITOS
COOPERATIVISMO – É uma forma de associação de pessoas, reunidas voluntariamente, para atender necessidades comuns através de uma atividade econômica.
É uma doutrina, um sistema, um movimento que considera cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades sócio-econômicas da humanidade.
Busca a correção das distorções das economias de mercado e do socialismo de Estado, bem como a própria reforma moral do homem, através de normas inspiradas nos princípios de liberdade, igualdade, democracia, justiça social e solidariedade.
CONCEITOS
COOPERATIVAS – Associações entre pessoas que, eliminando intermediários, exercem atividades econômicas em benefício dos associados.
Organizadas
economicamente e de forma democrática, com a participação livre de todos os que têm idênticas necessidades e interesses, com igualdade de deveres e direitos.
ORIGEM DO COOPERATIVISMO
Grupos econômicos organizados em cooperativas visando reduzir despesas e eliminar lucros de intermediários; Cooperativas como forma de reação dos trabalhadores à exploração surgida com a Revolução
Industrial;
Em 1844, em Manchester – Inglaterra, surge a 1º cooperativa no mundo (ramo de consumo) chamada
“Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”.
ORIGEM DO COOPERATIVISMO
Entre os fundadores destacam-se os 28 pioneiros de Rochdale (entre eles uma mulher) como principal ponto de partida do cooperativismo moderno. Outros pioneiros:
Do cooperativismo de crédito: Wilhelm
Raiffeisen, Luigi Luzzatti, Alphonse Desjardins;
Do cooperativismo de produção industrial: Louis
Blanc, Philippe Buchez.
ORIGEM DO COOPERATIVISMO
PIONEIROS DO COOPERATIVISMO:
Cooperativas de Consumo (King): 28 tecelões buscam um meio de melhorar situação econômica;
Realizar vantagem pecuniária melhorando as condições domésticas e sociais;
Projetos:
1.