A evolução da engenharia de telecomunicações
O Profissional
A evolução global das comunicações determinou o crescimento da demanda de profissionais Engenheiros de Telecomunicações, que têm competência para planejar, implementar, operar e realizar manutenção de sistemas e equipamentos de telecomunicações, com possibilidades de especialização em diversas áreas. Pode atuar em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa, emissoras de rádio e televisão, provedores de acesso à internet, bem como empresas de energia elétrica, petróleo, transporte, bancos, órgãos públicos, indústrias de equipamentos de telecomunicações, consultoria, no ensino superior e em pesquisa.
http://www.sinalamplificado.com.br/2010/03/a-evolucao-das-telecomunicacoes-no-brasil/
Mercado de Trabalho
Mercado de trabalho promissor.
Aspectos Favoráveis
O setor de telecomunicações está em pleno desenvolvimento não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, devido à utilização de Internet, TV a cabo, avanço da tecnologia via ondas de rádio e satélite (no ar) ou fibras ópticas (na terra). Essa evolução das comunicações resultou em uma profissão relativamente nova no Brasil, a Engenharia de Telecomunicações.
O mercado é promissor e tudo indica que vai continuar assim por algum tempo. Primeiro porque a privatização das companhias telefônicas trouxe à tona as falhas do sistema anterior e, consequentemente, a necessidade de melhorá-lo. Segundo, porque há empresas com tecnologia de ponta e dinheiro para investir. O crescimento do número de profissionais trabalhando na área de telecomunicações no Brasil pode dar ideia do mercado. Segundo especialistas do setor, serão criados 100 mil novos empregos, nos próximos quatro anos, para tarefas que vão desde a instalação de cabos até a administração dos serviços.
O engenheiro de telecomunicações pode trabalhar em empresas concessionárias dos serviços de telecomunicações, em concessionárias de televisão, em companhias que