Resumo
ENGENHARIA ELÉTRICA
ALUNO (A):
1° AVALIAÇÃO DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
RESUMO
BELÉM – PARÁ
2014
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
CONCEITOS, FERRAMENTAS E COMPORTAMENTOS.
2° EDIÇÃO
WALTER ANTÔNIO BAZZO
LUIZ TEIXEIRA DO VALE PEREIRA
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
A história da engenharia é longa, envolvente, empolgante e reveladora; também é cheia de aspectos que nos motivam cada vez mais a conhecer e buscar esta fascinante profissão.
SÍNTESE HISTÓRICA
O trabalho dos engenheiros é importante no dia-a-dia de uma sociedade basicamente em duas oportunidades sendo elas: quando diante de grandes crises (guerras ou catástrofes naturais), ou quando diversos fatores propícios para tal se conjuguem; procurando soluções, para a concretização de ideias ou mesmo para a administração dos serviços necessários à execução dos produtos.
HABILIDADE TÉCNICA: UM DIFERENCIAL HUMANO
É interessante ressaltar, na historia da evolução social, a capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e a emprega-los para determinados fins; e esse diferencial do ser humano, frente a outros animais, começou há bastante tempo – período compreendido entre cerca de dois milhões e dez mil A.C. Paleolítico (período da pedra antiga, ou pedra lascada).
Nessa época os hominídeos já produziam suas ferramentas usando recursos mínimos mais essenciais para aquela época, afinal, construir uma machadinha a partir de uma pedra bruta envolve bem mais raciocínio, planejamento experiência e habilidade, do que possamos imaginar num primeiro momento. Podemos dizer que a evolução social também é fruto do aparecimento e do constante aprimoramento de um tipo de individuo preocupado com o desenvolvimento de técnicas. Tudo leva a crer que as técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da alavanca, com o domínio do fogo, no polimento das pedras, no cozimento dos alimentos.
Surgindo então assim o