elétrica
O princípio de funcionamento do contator é um dispositivo largamente utilizado no acionamento de motores de indução trifásicos. Os contatores podem ser divididos em dois tipos: contatores principais (de força) e contatores auxiliares. Os contatores de força possuem três contatos principais NA (normalmente abertos) que servem para manobrar cargas trifásicas com correntes de até algumas centenas de Ampères. Também possuem contatos auxiliares normalmente abertos (NA) e normalmente fechados (NF) de baixa corrente, até 10 A, para comando e sinalização dos circuitos.
Os terminais da bobina são designados por A1 e A2. Geralmente as bobinas são projetadas para alimentação com corrente alternada para as seguintes tensões eficazes: 12 V, 24 V, 110 V, 127V, 220 V, 380 V e 440 V. Quando a tensão da bobina é diferente da tensão de rede deve-se utilizar um transformador de comando. As bobinas projetadas para corrente contínua são encontradas nas seguintes tensões: 12 V, 24 V, 48 V, 125 V e 220 V. Os terminais dos contatos principais são 1 (L1), 3 (L2) e 5 (L3), que são conectados na rede trifásica, e 2 (T1), 4 (T2) e 6 (T3), que são conectados na carga. Os terminais dos contatos auxiliares são 13, 14, 21 e 22. O primeiro algarismo indica a posição relativa dos contatos e o segundo algarismo indica se o contato é NA (3 e 4) ou NF (1 e 2). O número de contatos auxiliares é variável. Geralmente é possível encaixar blocos de contatos auxiliar no contator principal. Os contatores auxiliares possuem somente contatos auxiliares e são utilizados para funções de comando e sinalização.
Elementos de Proteção
Os dispositivos de proteção mais comuns para motores de indução trifásicos são o Relé Bimetálico de Sobrecarga e o Fusível.
Ele é um dispositivo muito utilizado na proteção contra sobrecarga de motores de indução trifásicos. Geralmente estão acoplados mecanicamente ao contator de força. Na figura está