telecomunicaçoes
Vinicius valério de almeida
WOOD ALLEN DIAS COSTA
NEI SEBASTIÃO DE MORAES JÚNIOR
GABRIEL DE SOUZA PINTO ALMEIDA BARROS
PEDRO SANTOS GOSLER
a evolução das telecomunicações
CUIABÁ – MT
2014
Vinicius valério de almeida
WOOD ALLEN DIAS COSTA
NEI SEBASTIÃO DE MORAES JÚNIOR
GABRIEL DE SOUZA PINTO ALMEIDA BARROS
PEDRO SANTOS GOSLER
a evolução das telecomunicações
Seminário apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT como requisito para conclusão da matéria de Comunicação e Expressão.
Professor: George.
CUIABÁ – UFMT
2014
1 O que são telecomunicações?
As telecomunicações constituem um ramo da engenharia elétrica que contempla o projeto, a implantação e a manutenção dos sistemas de comunicações, tendo como principal finalidade suprir a necessidade humana de se comunicar à distância. É comum o prefixo “tele” ser omitido e, com isto, usar-se a expressão “comunicações”.
A princípio, todas as informações recebidas geram uma resposta do destinatário ou pelo menos uma confirmação de recebimento. Por este motivo, a palavra é sempre grafada no plural: telecomunicações.
2 evolução das telecomunicações.
Comunicação sempre foi, desde o início dos tempos, uma necessidade humana buscando aproximar comunidades distantes. Na pré-história as informações se referiam a perigos iminentes, busca de caça, etc. Tribos indígenas se valiam de sinais de fumaça ou de tambores para se comunicar. Os grandes conquistadores foram obrigados a estabelecer um sistema de mensageiros. Há, na História, referência à utilização de pombo-correio como uma forma de comunicação, em especial durante as guerras.
Porém, as telecomunicações se diferenciaram destes processos visuais pelo uso de sinais processados eletricamente no transporte das informações.
2.1 A Telegrafia.
As telecomunicações se iniciaram verdadeiramente em