A evolução da ciência psicológica
QUAL É APRINCIPAL IMPORTANCIA PARA ENTENDER A GENTE E O MUNDO NA FILOSOFIA.
Muitas vezes que se ouve ou lê-se a palavra filosofia, pensamos para tentar entender o alcance desta. Muitas pessoas acham que a filosofia se restringe nas teorias, métodos, mitos, religião, arte e outros. O que temos que ter em mente, é que a filosofia nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia.
Considerando que o homem é o objeto da filosofia, este, desde que nasce, está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.
Podemos considerar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão os conhecimentos que possuímos. Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogarmos-nos sobre nosso conhecimento. Para cada um a filosofia faz um sentido.
A filosofia tem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora ao homem, que normalmente não é do interesse da classe dominante da sociedade, posteriormente poderá ter perigo pela verdade dita.
Como se sabe, existe e existiram seres humanos que tem e tiveram a ousadia de ir além, de quebrar conceitos pré-estabelecidos, paradigmas, quebrar as correntes e sair da caverna e muitas vezes tinham que pagar pelo preço de pensar, duvidar, questionar com sua própria vida.
O objetivo deste trabalho é fazer com que o leitor se questione, busque conhecimento de si próprio, reflita sobre o que ele faz neste mundo, qual sua posição no universo, se luta por uma verdade ou uma utopia.
Vivemos sob constante influência das telecomunicações, informática, fazendo com que crianças e adultos não se interessem por filosofia e até mesmo não se importando em buscar um sentido para sua vida, almejando apenas interesses cotidianos. Visto que a dificuldade para se filosofar