A evolução contábil
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CINTHYA BRUNET ALMEIDA DE FARIAS-RA: 397804
JOCINEI NERY CONCEIÇÃO-RA: 358173
MARTINELLE ARAUJO BARBOSA-RA: 397571
MERYLANE CARVALHO DA SILVA-RA: 388584
VIVIANE DA SILVA - RA: 391426
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
TEORIA DA CONTABILIDADE
Profa. Marciene Aparecida Santos Reis
TUCURUÍ-PA
14/10/2012
Evolução contábil
A contabilidade é tão antiga quanto à existência do homem em atividade econômica, ou melhor, quem sabe, do homem sapiente. Está é a fase empírica da Contabilidade, em que utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente. Existem vários exemplos na Bíblia, no livro de LUCAS capítulo 16, versos 1 a 7: o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores, isso mostra que a Contabilidade já existia com as civilizações mais antigas, ainda que os conhecimentos fossem limitados.
A contabilidade surgiu então, com a necessidade do homem de proteger e controlar seus bens, ou seja, identificar de modo quantitativo seus patrimônios, a fim de obter controle sobre o mesmo e avaliar seu crescimento, as atividades econômicas realizadas pelos comerciantes de troca e venda precisava de acompanhamentos dessas transações efetuadas. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupavam se em saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, assim começou então o registro desses patrimônios.
Mas a frente na historia, a contabilidade evolui com maior intensidade através do Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o Pai da contabilidade com método das “partidas dobradas” (1494), A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos