A evoluçao dos microprocessadores
A criação do transistor anunciou que uma nova era da eletrônica estava surgindo. Comparado às válvulas termiônicas,tecnologia dominante até o momento, o transistor provou ser significativamente mais confiável, necessitando de menos energia e, o mais importantemente, podendo ser miniaturizado a níveis quase microscópicos. O primeiro transistor construıdo media aproximadamente 1,5cm e não era feito de silício, mas de germânio e ouro. Hoje eles chegam a medir até 45nm (nanômetros), cerca de 330.000 vezes menores.
Intel
A Intel foi fundada em 1968, inicialmente utilizando o nome de NM Eletronics. Posteriormente, foi modificado para Integrated Eletronics ou INTEL. Seus primeiros produtos foram memórias SRAM (Static Random Access Memory ou, em português, Memória estática de acesso aleatório). Na década de 70 a Intel expandiu seus processos produtivos para manufatura em larga escala, ainda tendo como produto principal memórias.
Em 1971 lançaram seu primeiro microprocessador e um microcomputador em 1972, embora antes da década de 80 o foco da companhia estivesse voltado para a produção de memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory ou, em português, Memória dinâmica de acesso aleatório). Devido a alta concorrência e ao sucesso alcançando pelo computador pessoal lançado pela IBM em 1981, a empresa alterou seu produto principal para microprocessadores.
Algumas definições técnicas
Neste artigo, por vezes você encontrará alguns termos técnicos que podem gerar dúvidas sobre o que eles representam. Pensando nisto, aqui está uma breve explicação sobre alguns deles.
FSB: Front Side Bus (ou Barramento Frontal), é o responsável pela transferência de dados entre a CPU e o chip da Ponte Norte da placa mãe. Este recurso também é chamado de clock externo.
Frequência: também é chamada de Clock Interno e é o clock que o processador trabalha internamente.
TDP: Thermal Design Power é um indicador da dissipação de calor efetuada pelo processador e isto serve para