Desenvolvimento econômico
Crescimento Econômico dos BRIC - Brasil facilidade e burocracia para abrir empresas no Brasil
No Brasil temos grande desperdício de recursos financeiros e humanos que poderiam ser voltados à construção de uma economia mais robusta.
Fala se de facilidades para abrir uma empresa no Brasil, mas infelizmente ela ‘ainda’ não existe, mas em relação a burocracia podemos afirmar que nosso pais deixa de ganhar cerca de 1 milhão de reais ao ano, ao faturamento das empresas brasileiras, em relação as necessidades de cumprir exigências administrativas diversas dos mais diferentes órgãos do poder público, apurar e recolher dezenas taxas, buscar informações num ambiente de pouca transparência, entre outras obrigações, custam aos empresários não só dinheiro, mas também muito tempo.
A burocracia afeta muito mais quem esta começando agora as chamadas micro e pequenas empresas, que são novos empreendedores em diversos ramos, afirmam não terem informações de como prosseguir com o negocio por conta de certas máfias. Na hora de abrir uma empresa, não temos todas as informações de que precisamos centralizadas num único lugar. As instâncias públicas criam a dificuldade para, depois, vender a facilidade.
relações de trabalho e corrupção
A burocracia acaba por incentivar a corrupção. Parece ser tão difícil fazer as coisas corretas, que muitas pessoas acabam por escolher os meios errados para garantir rapidez e facilidade nos processos.
Antigamente abrir uma empresa no Brasil demorava até 153 dias (enquanto em outros países, na Austrália por exemplo, é possível abrir uma empresa em apenas 2 dias). O Brasil é muito burocrático quando se trata de números de procedimentos legais necessários para começar um negocio (que são 17 ao todo).
Se para abrir uma empresa é era tão difícil assim, para fechar uma empresa no Brasil não era muito diferente, demora em media 10 anos. A Justiça brasileira é uma da mais lentas do mundo, uma