Microprocessadores - Evolução
Serial é um protocolo muito comum (não confundir com Universal Serial Bus ou USB) para comunicação de dispositivos que vem como padrão em quase todo PC. A maioria inclui duas portas seriais baseadas em RS-232. Serial é também um protocolo de comunicação comum que é utilizado por muitos dispositivos para instrumentação; inúmeros dispositivos GPIB também vêm com uma porta RS-232. Além disso, a comunicação serial pode ser utilizada para aquisição de dados em conjunto com um dispositivo remoto de amostragem.
O conceito de comunicação serial é simples. A porta serial envia e recebe bytes de informação um bit de cada vez. Embora esta seja mais lenta que a comunicação paralela, que permite a transmissão de um byte inteiro por vez, ela é mais simples e pode ser utilizada em distâncias maiores. Por exemplo, a IEEE 488 especificações para comunicação paralela diz que o cabeamento entre equipamentos não pode ter mais que 20 metros no total, com não mais que
2 metros entre dois dispositivos; serial, no entanto, pode se estender até 1200 metros.
Normalmente, a serial é usada para transmitir dados ASCII. A comunicação é completada usando 3 linhas de transmissão: (1) Terra, (2) Transmissão, e (3) Recepção. Visto que a serial é assíncrona, a porta está apta a transmitir dados em uma linha enquanto recebe dados em outra. Outras linhas estão disponíveis para handshaking, mas não são requeridas. As características importantes da serial são taxa de transmissão (baud rate), bits de dados (data bits), bits de parada (stop bits), e paridade. Para duas portas de comunicação, estes parâmetros devem corresponder:
a. Taxa de Transmissão (Baud rate): uma medida de velocidade para comunicação. Isto indica o número de bits transmitidos por Segundo. Por exemplo, 300 baud são 300 bits por Segundo.
Quando nos referimos a um ciclo de clock nós medimos a taxa de