A Evolu O Social E Pol Tica
Instituto de Geociência - IGC
Departamento de Geografia
Disciplina: Geografia Política
Professor: Marcos Antônio Nunes
Alunos: Arianne Miranda, Louise Líbero, Luiz Augusto, Samantha
1.2 A Evolução Social e Política de 1760/80 a. 1870/80 – A Sociedade Liberal
2.a As origens das revoluções democrático-burguesas dos séculos XVIII e XIX na Europa. A crise da sociedade do Antigo Regime
A crise do feudalismo na Europa centro-ocidental deu origem às transformações econômicas do capitalismo e mudanças na estrutura política e social.
Revolução Industrial e a Revolução Democrático- burguesas assinalaram a liquidação do modo de produção feudal, da sociedade aristocrática e do regime absolutista.
1760 e 1850 ocorrem movimentos revolucionários no Ocidente, chamados de Revolução Ocidental ou Revolução do Mundo Ocidental.
A produção capitalista fixa-se no domínio da sociedade burguesa, acompanhada de sua ideologia própria.
A base econômica, o plano social e principalmente os problemas políticos caracterizam as diversas revoluções da época.
A revolução inglesa do século XVII representou o triunfo da burguesia de aristocratas latifundiários e negociantes e empresários capitalistas e instalou o parlamentarismo.
As forças de transformação (capitalismo agrário e industrial, crescimento demográfico e ampliação das atividades comerciais, a burguesia contra os privilégios do antigo regime) e as forças de conservação ( economia feudal, clero e aristocracia como os privilegiados, burgueses associados ao Estado) são as condições pré- revolucionárias.
1760/1789 – Movimento de emancipação das colônias inglesas da América do Norte
1789/1815 – Revolução Francesa
1815/ 1870 – Movimentos liberais
A Revolução Americana foi resultado de um processo de amadurecimento. As colônias de povoamento eram dependentes da Inglaterra em relação a questão econômica, pois possuía pequenos e médios proprietários nas lavouras de subsistência e a burguesia foi