A etica do estudante de direito - analise critica
A ética deriva do grego "ethos" e pode ser compreendida como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. É o estudo crítico da da moralidade na qual deve-se primar para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.
O objetivo deste trabalho é analisar sinteticamente o artigo " A ética do estudante de direito", discutindo a relação tridimensional entre a Universidade, professores e o próprio acadêmico de dieito, no contexto atual.
Segundo o autor, José Renato Nalini, do alto de seu conhecimento profissional e acadêmico, " preocupar-se com a conduta ética não é privativo dos idosos ou dos formandos. Desde criança recebemos noções de como nos portar diante da nossa comunidade". O texto aborda os fundamentos éticos em que todo o indivíduo deve buscar.
Para Nalini o estudante de direito deve velar por uma moral, conhecendo o que é eticamente ; mantendo-se lúcido e consciente terá a capacidade de ser um agente transformador da realidade, imbuído do compromisso de aperfeiçoar o ordenamento. Destaca ainda a falta de interesse por alguns educadores e estudantes, os quais não se preocupam em ter uma formação qualificada e contínua, pois visam somente um emprego, esquecendo-se das vagas a serem conquistadas nas quais possuem enorme respeitabilidade no seguimento jurídico.
Cabe ao estudante primar pelos valores democráticos ( por exemplo se interessar por eleições) e lutar pelos ideais de seu país, agindo sempre eticamente.
Dentro do princípio ético, destaca-se o interesse e o convívio com os colegas sendo solidário, respeitoso, tolerante e harmonioso, pois o ser humano é titular de direitos e de igual dignidade perante a ordem jurídica. São fundamentais ao estudante de direito oferecer apoio morl, ético, financeiro e social dentro da comunidade acadêmica.
Outra conduta ética está relacionada com o profissional do direito. O aluno deve valorizar, sobretudo, o mestre