A estrutura física da escola como mediadora do ensino de ciências
FLAVIA FERREIRA DA SILVEIRA1;FYAMA FERREIRA E CASTRO2;CINTIA SIPRIANO AMARAL3 ; CINTHYA TEIXEIRA DE MACÊDO.
Resumo --- O aprendizado escolar esta diretamente relacionada à estrutura física da escola, sendo que é obrigação da mesma fornecer condições favoráveis e satisfatórias para facilitar o conhecimento e a cultura dos alunos e aumentar ao máximo sua aprendizagem. Este estudo consistiu em uma pesquisa de campo, sendo investigadas duas escolas públicas de ensino médio, com o objetivo de avaliar as condições físicas em que se encontram as escolas. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário de observação para ambas as escolas. Também levaram em conta as condições de acessibilidade. Os resultados mostraram que uma das escolas atende muito bem aos padrões apesar de deixar a desejar em alguns pontos, enquanto a outra ainda esta muito aquém do esperado para atender corretamente todas as condições.
Palavras-chave: Aprendizado; Estrutura física; Escolas públicas.
INTRODUÇÃO
As escolas públicas enfrentam problemas com a falta de estrutura física. Sendo que quando tem uma boa estrutura não a manutenção adequada, por falta de verba, tornando-as desgastadas. As aulas de educação física deveriam ser em quadra, e uma aula de ciências em laboratório, quando a maioria só acontece aula teórica, por falta de espaço e sala adequada para a devida aula. Nota-se que tanto os alunos quanto os professores sentem grande carência e desanimo perante esse problema.
O sistema de integração dos alunos com deficiência na escola parte dos sistemas de educação regular e especial, mas não dá suporte adequado a esses alunos, sendo que todas as escolas, públicas e particulares, são obrigadas por lei a fazer as modificações arquitetônicas necessárias para atender os requisitos da acessibilidade. Os alunos cadeirantes são os que mais sofrem com a falta de estrutura física adequada.
Os alunos de