A estrutura do texto dissertativo
"Há teses universitárias que são fieiras de alusões e citações: as melhores padecem de uma erudição turística e carente de nexos lógicos; as piores fazem concorrência ao samba do crioulo doido" (BOSI, Alfredo. Dialética da colonizaçao. São Paulo: Companhia das Letras, 1992).
fi·ei·ra substantivo feminino
1. Aparelho destinado a converter os metais em fio.
2. [Figurado] Exame, meio de prova.
3. Experiência.
4. Fileira, renque.
5. Veio, filão.
6. Barbante do pião.
7. Ponto de equilíbrio .exato do fiel da balança.
8. Viga em que se assentam as asnas do telhad
("fieira", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fieira [consultado em 10-04-2014]).
1. escrever: atividade social imprescindível
Para Mattoso Camara Jr. (1978, p. 58), escrever não é uma prerrogativa dos literatos, mas uma atividade social imprescindível. Segundo o mesmo professor, só é capaz de escrever bem aquele que sabe bem o que vai escrever. E isto implica aprender a pensar. Sem ter antes refletido sobre um assunto, o ato de escrever transforma-se num pesadelo. Por isso, o pesquisador só iniciará a redação de seu texto depois que estiver de posse de todos os fichamentos (de citações diretas, ou transcrições, de resumo, de comentários) e resenhas que elaborou. Nesse momento, talvez disponha de alguma informação ou conhecimento útil à comunidade e deseje transmiti-los.
A linguagem tem pelo menos três aspectos a serem considerados para ser avaliada boa:
□ adequação ao assunto;
□ correção gramatical;
□ estabelecimento de comunicação.
A preocupação gramatical possibilita que se evite a afronta ao padrão linguístico estabelecido. Para Platão e Fiorin (1990, p. 219), um dos ângulos de que geralmente se esquece quanto à polêmica sobre a correção gramatical "é que falar, ou escrever, com correção é um dos procedimentos argumentativos. Coloca-nos o problema em outros termos,