A estratégia no meio de eventos
Daí conclui-se que compreender o mercado, onde se determina, que direção tomar, em qual ou quais segmentos atuar, qual a posição que a empresa vai ocupar nesses segmentos, ou ainda, se é possível subdividir os segmentos e atuar em nichos específicos é base para o desenvolvimento do negócio. Para as empresas manterem-se vivas, saudáveis e lucrativas, diversas batalhas são travadas, qualquer empresa comercial tem duas funções básicas: marketing e inovação.
Ir além da competição, transpor barreiras de concorrência no mercado de eventos é desafiador quando empresas atuam em diferentes segmentos sobre liderança de custo. O foco, a singularidade, a diferenciação, a especialização em um nicho são qualidades eficazes para um sucesso promissor.
Ao contrário do Marketing de massa que não faz distinção entre os consumidores, o marketing de nicho escolhe um segmento e especializa-se no mesmo. Reconstruir fronteiras de mercado libertando-se da concorrência, oferecendo qualidade nos serviços com valor agregado é a tendência nos dias atuais em qualquer empresa de eventos que almeja manter-se rentável.
A visão empreendedora do profissional no setor de eventos desenvolve a criação de novas perspectivas de negócios, produtos e serviços relacionados ao segmento. Nesse artigo será discutida a importância da pesquisa de mercado, das estratégias de marketing e da especialização em um ou mais segmento para o alcance de novos mercados na área de eventos.
Linneman e Stanton, Jr (1993, p.6) afirmam: “No marketing de Massa podemos fazer todo o