MARKETING DE EVENTOS: FICA EM GOIÁS
MARKETING DE EVENTOS: FICA EM GOIÁS
Para ANDRADE, o marketing é o processo de produção e de troca relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. Definido como a distribuição e venda de mercadorias. Marketing inclui as atividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.
Significa: comercialização, mas também realização. Éo conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visa a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade. Podemos dizer que o marketing é mais do que um departamento de vendas de uma empresa, é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para o vários tipos de mercado.
Segundo Francisco Pulo de Melo Neto:
O marketing de eventos, divulga as empresas, as cidades, os governos e aproximam pessoas e comunidades. Durante sua realização, surgem novos ídolos, revelam-se jovens promessas e a população encontra seus artistas preferidos, estamos bem próximos de uma sociedade de eventos. Um novo tipo de sociedade, que vai suceder a sociedade tecnológica, da informação e do conhecimento. Nesta sociedade, todas as cidades vão oferecer alternativas diversificadas de eventos esportivos, sociais, culturais, de lazer e entretenimento. (Melo Neto)
Os eventos são acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma idéia, ação ou produto, apresentando resultados e meios mais eficazes para atingir determinado objetivo. A importância para comunicação mercadológica é gerar uniformidade na campanha de marketing, com chance de atingir os clientes certos, com as mensagens apropriadas ao público determinado.
Para Luiz Carlos Zanella, os eventos oferecem uma mensagem mais