A escrita surgiu pela necessidade do homem de se comunicar ela teve origem no momento em que o homem aprendeu a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos
Pode – se dizer que a pintura foi um antecedente da escrita, portanto a escrita é uma ferramenta necessária para a evolução de conhecimento e comunicação com o mundo.
O professor deve fornecer essa ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio do aluno, já que educar é ensina o aluno o pensar sozinho sendo que o conhecimento se constrói em parceria com o próximo. A escrita é algo que os professores estão tão evolvidos que nem se dão conta, como os alunos encaram essas atividades e como funciona esse mundo caótico e complexo.
Por isso a atenção para aprendizagem na escrita com o aprendiz deve ser clara e compreensiva, o professor tem como obrigação de ajudar o aluno a se apropriar da escrita.
Por tanto o aprendizado não depende só do professor ou da escola e sim de um tudo, o conhecimento geral na escrita depende de uma boa leitura e trocas de conhecimento do aluno com o professor. O educador se preocupa com aprendizado da escrita, porem nem sempre ensina de maneira correta.
Para realizar um melhor ensino, o professor não deve deixar o aluno se esforçar sozinho, o professor deve adentrar no mundo do aluno e conhecer suas necessidades não há como espera que o aluno aprenda se quem o ensina não sabe.
O papel do professor deve estar centrado na relação de incentivar a curiosidade do aluno com a escrita. Pois a função do professor com a escrita não é só avaliar o texto e sim fazer com que os alunos descubram que escrever não é aquela trabalheira inútil de preencher 25 linhas ou de copiar livro didático.