A escravidão
HISTÓRIA - LICENCIATURA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Cruzeiro do Sul
2012
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso HISTÓRIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina História da América I - Dependência.
Prof. Janaina
Cruzeiro do Sul
2012
Introdução
Falar de colonialismo, nos reflete a ideia de escravidão e quando falamos de escravidão nos vem em mente a ideia do negro no Brasil colônia. Nosso país é um exemplo claro desse tipo de prática que permaneceu por um longo período na história da humanidade, chamada de escravidão.
Os defensores desse tipo de prática, dizem que foi o mais correto para o momento, visto que não existia mão de obra no momento da expansão europeia pela América.
Diante disso, o presente trabalho faz uma abordagem rápida sobre o processo de colonização espanhola e portuguesa implantado na América, ou seja, o colonialismo europeu, as práticas de escravidão.
Também faremos uma breve análise do estado moderno e suas principais características.
A escravidão foi um sistema de produção econômico que esteve presente em todas as grandes civilizações até a era moderna. Ainda hoje, embora esteja banida oficialmente em todos os países, sempre que possível algum grupo econômico ou paramilitar procura empregar, clandestinamente, o trabalho forçado daqueles que não possuem nada mais do que a sua mão de obra como meio de sobrevivência. Nessa forma de sistema econômico, o corpo de uma pessoa é considerado propriedade privada de outra, que a submete à condição de coisa. Na modernidade, tal modo de submissão só pode ser comparado aos campos de concentração nazistas.
No Brasil, como nos Estados Unidos, os escravos foram transportados da África até a América, durante 300