Análise do filme Desmundo com período colonial
Assista e analise o filme “Desmundo” e compare algumas situações relacionadas a educação no período colonial.
Assistindo o filme "Desmundo", pude observar alguns pontos que tem haver com os textos estudados nesta matéria, ou seja, pude observar algumas situações relacionadas com a educação no período colonial.
Nos textos estudados, os jesuítas chegaram, com o objetivo de catequizar os índios em 1549. Os índios eram educados para viver como cristãos, pois a educação na verdade, correspondia a imposição forçada da cultura cristã.
Nos textos: A cataquese Jesuítica veio para o Brasil com objetivo de implantar a religião católica na nova colônia portuguesa. Os portugueses que vieram explorar as terras brasileiras perceberam que os índios eram uma mão-de-obra de fácil acesso e barata, praticamente exploratória, e a cataquese jesuítica só daria ao povo indígena a noção de escravidão fazendo-os rejeitar essa situação e não aceitarem o trabalho exploratório. No filme “Desmundo” retrata bem essa conflituosa relação quando um Padre vai a casa de Francisco para cobrar uma criança indígena. Deste modo eles possibilitavam a incorporação dos povos indígenas à cristandade através das gerações mais jovens, pois acreditavam que ensinar os índios mais novos. Inclusive é citado que é melhor catequizar os pequenos e que eles ainda podem ensinar a seus pais. Por se acharem superiores aos indígenas, queriam dominá-los, logo acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismos e implantar a cultura européia, fazendo com o passar do tempo os índios perderem sua cultura. No filme expressa de maneira clara a situação em que os índios se encontravam devido ao domínio dos portugueses.
Nos textos: Com a chegada dos colonizadores ao Brasil os índios aos poucos foram perdendo seus costumes e deixando de praticar seus rituais, como o canibalismo (ato de comer seus adversários para absorver as virtudes dele, eram suas crenças), pois