A Escolha Do Discipulado Em Lucas 14
Texto base: Lc 14,25-33
Introdução
Muitos acompanham Jesus, porém poucos são seus discípulos. O discípulo não é alguém que apenas se encantou com o ensino do mestre, mas que assume seu ensino, fazendo dele sua norma de vida. O discípulo não é apenas encantando com o estilo de vida de seu mestre, mas é alguém que vive como o mestre, Jesus diz “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mat11,29). Odiscípuloverdadeiro:
- ouve a palavra de seu mestre e a vive (Mt 7,24);
- reproduz em sua vida o modo de ser e viver de seu mestre (Jo 13,15);
- tem os mesmos sentimentos do seu mestre (Fp 2,5 ACRF)
Como, pois, ser discípulo de Jesus, tão excelso e exigente mestre? Como ser mais que alguém que fica em meio a multidão? A palavra de hoje nos dá a resposta.
Desenvolvimento
O evangelho nos apresenta três passos que o batizado precisa dar se quer ser um fiel discípulo de Jesus.
1º:Escolher Jesus acima dos afetos terrenos
A expressão evangélica “odiar” significa não dar a preferência afetiva a nada em relação a Jesus. Significa escolher Jesus acima de todos os demais afetos (o pai, a mãe, os filhos...) e até da própria vida. Significa amar Jesus e, nele, amar aos outros. Todo amor fora dele é idolatria. Trata-se de uma ESCOLHA. Não no sentido de adesão intelectual, mas de adesão do coração a Jesus. Muitos deram adesão aos ensinos e a doutrina de Jesus, mas não se relacionam com ele. Falam dele (e de maneira esplendorosa!), mas não falam com Jesus. Falar de Jesus sem falar antes com Jesus é falar de um ídolo criado por nossa imaginação. Talvez por isso hoje haja tantas caricaturas de Jesus e encontrar seu verdadeiro rosto neste mundo se tornou um grande desafio para o cristão. Isso significa que sempre que Jesus chamar, nenhum afeto terreno irá prender o coração do discípulo, pois ele fez a escolha que dá fundamento e sentido a todas as demais escolhas: Jesus.
2º: Escolher Jesus acima dos bens materiais
Quando o coração se