A Escola J Nica
Alunos:
Julyane Felicio
Nathan Barros
Gabriela Melo
Emanuele Lima
Professor: Davi San Gil
Turma: 214
Data de entrega: 19/08/2015
Escola Jônica
A escola Jônica está localizada na região da Jônia, teve como fundador Thales de Mileto considerado o primeiro filosofo. Essa escola estudava principalmente a Physis, tentando encontra uma explicação para realidade natural através dela mesma utilizando a razão sem recorrer ao sobrenatural e a procura de uma arkhé unitária que daria origem a todo o cosmos e essa fazendo parte da Physis. A escola Jônica apresenta um rompimento com o pensamento mítico que recorria ao sobrenatural para responder as perguntas e os questionamentos. Os Filósofos da escola Jônica foram Thales, Anaximandro, Anaxímes, Xenófanes e Heráclito.
Tales
Tales foi considerado o primeiro filósofo do mundo. Ele buscava o elemento primordial da realidade, em síntese, a arkhé, tendo este afirmado ser a água, com a frase “Tudo é água”. Tales rompeu com os modelos da época ao afirmar que a arkhé era natural, não sobrenatural, como considerado nos mitos, além de ser o primeiro, até então, a quantizar a realidade com a frase “Tudo é…”. Porém deve-se ressaltar que ao afirmar a arkhé como a água, essa não seria necessariamente a que conhecemos, mas sim que ela é o princípio líquido universal, sendo assim uma teoria, mais uma vez rompendo com as explicações da época por não ser uma narrativa, em que a arkhé seria natural, fazendo parte da physis, mas não necessariamente material. Em síntese, a realidade substancial é parte da natureza, porém, não é material.
Heráclito
Para Heráclito, a arkhé da realidade seria o fogo. Mas, assim como Tales, não seria o fogo do modo que conhecemos hoje. Para ele, o fogo era algo que representava a mudança, pois as chamas estão sempre movendo-se, em constante mudança. Isso exemplifica a teoria de Heráclito, sendo que este afirmava que a realidade está em constante movimento e que o fixo seria apenas uma ilusão,