Desenho e Expressão
Desenho e Expressão
Turma: AN1AU
O Desenho como Projeto
Evandro Carlos Nicolau: Chefe da Divisão técnico Científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve um doutorado Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo com a pesquisa intitulada provisoriamente de Desenhos da Paisagem: percepção, memória e imaginação. Produz e faz curadoria de exposições, além de escrever e publicar ensaios teóricos sobre arte visual contemporânea. É professor de desenho.
Giorgio Vasari: Foi um pintor italiano, arquiteto e autor do livro "As Vidas dos mais célebres pintores, escultores e arquitetos." Estudou em Florença onde conheçeu Michelangelo. Teve maior êxito como arquiteto, podendo-se citar a loggia do Palazzo degli Uffizi. Em 1563, fundou a Accademia del Disegno em Florença. O grão-duque local e Michelangelo tornaram-se líderes da instituição e trinta e seis artistas foram escolhidos para tornarem-se membros.
Vasari ficou conhecido como o primeiro historiador da arte, através de seu livro onde registrou a biografia dos principais artistas do Renascimento. O termo Gótico foi pela primeira vez impresso em seu livro. Publicado pela primeira vez em 1550, incluía, além das biografias, um valioso tratado das técnicas empregadas.
Etimologia: É o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.
Eduardo Subirats: Estudou em Paris e Berlim nos anos 70, foi professor de filosofia, arquitetura, literatura e teoria da arte e da cultura em São Paulo, Barcelona, Caracas, Madrid, México e Princeton. Mais tarde ele foi forçado a fugir de Madrid em 1992. Na cultura espanhola, Subirats é um escritor censurado por causa de sua crítica da realidade espanhola. Autor de mais de 40 livros.
Giulio Carlo Argan: Foi historiador e teórico da arte italiano e ex-prefeito e senador de Roma.
A partir da década de 1930 passa a ser conhecido no meio