A escola e o meio ambiente
Rosana Pereira de Araujo
Professor Orientador: Nilson Corrêa
Faculdade Dom Bosco
Educação e Gestão Ambiental - Especialização Lato Sensu
10/1/2010
RESUMO
À medida que o homem aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfazer suas necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível. A sua ação tem causado grandes problemas, dentre eles, a poluição, o desmatamento e a ocupação de áreas de maneira descontrolada e desordenada. Se medidas urgentes não forem tomadas, e se não houver uma conscientização de toda a população, as alterações podem até mesmo tornar inviável a manutenção da vida no planeta. Neste contexto, a escola tem papel fundamental no sentido de implantar na sociedade uma mentalidade ecológica e conservacionista, para que não fique na mão de poucos a busca de soluções para um problema que afeta todas as nações. O presente trabalho, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão, tem como objetivo estudar o papel da escola frente ao desenvolvimento de tecnologias criadas pelo homem e a forma como podem afetar o meio ambiente.
Palavras-chave: escola, urbanização, meio ambiente.
INTRODUÇÃO
Hoje, através do processo de urbanização, mais da metade da população do planeta habita áreas urbanas. A cidade é a expressão mais acabada da alteração no espaço natural. Nas cidades os problemas ambientais se manifestam com maior gravidade e atingem diretamente a população no seu dia-a-dia.
A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.
A escola deve intervir, promovendo numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos