Contabilidade gerencial
O trabalho consiste na análise do balanço patrimonial e dos resultados financeiros de empresas do setor de telecomunicações. As empresas selecionadas para o estudo foram: Vivo, Embratel e Tim.
O setor de telecomunicações é extremamente dinâmico, não apenas em se falando de desenvolvimento tecnológico, mas também de mudanças organizacionais. A competição global está cada vez mais acirrada e as empresas estão alterando suas configurações organizacionais para serem mais competitivas. Um outro fator que tem influência nessas alterações das organizações é o relacionado às mudanças tecnológicas que foram e são extremamente relevantes para o setor, uma vez que elas interferem diretamente na atuação e, conseqüentemente, na posição competitiva das empresas.
2. EMPRESAS
2.1. Vivo
A Vivo (Bovespa: VIVO3, VIVO4; NYSE: VIV), é a líder do mercado de telecomunicações móveis no Brasil desde sua criação, em abril de 2003.
A empresa tem consistentemente se destacado em todos os indicadores de desempenho e qualidade avaliados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
2.2. Embratel
A Embratel oferece soluções completas de telecomunicações a todo mercado brasileiro, incluindo telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, televisão e internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional através de soluções via satélites.
A Embratel possui a maior rede de telecomunicações do Brasil, reunindo fibras ópticas, cabos submarinos e satélites e profissionais altamente qualificados.
2.3. Tim
A Tim está presente em quase 3.000 cidades do Brasil, a única operadora presente em todos estados do país. Hoje a empresa tem a maior cobertura em Internet móvel do País, serviços e parceiros mais que especiais que fazem a operadora mais completa, dedicada em melhorar a usabilidade de seu telefone e tornar mais fácil o acesso à internet e ao mundo.
3. ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL:
3.1.