Aula de mercado
Objetivos da aula:
Desenvolver habilidades suficientes para que o aluno possa identificar os diferentes tipos de economia existentes no mercado, levando-os a diferenciar como os mercados competitivos determinam os preços das mercadorias.
Podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:
Concorrência Perfeita – é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos;
Monopólio – é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos; Concorrência Monopolista – é uma situação de mercado na qual existem muitas firmas vendendo produtos diferenciados que sejam substitutos entre si;
Oligopólio – é uma situação de mercado em que um pequeno número de firmas domina o mercado, controlando a oferta de um produto que pode ser homogêneo ou diferenciado.
Monopsônio – é uma situação de mercado onde encontra-se vários vendedores e apenas um comprador do produto (tangível, não tangível) ofertado.
Oligopsônio – é uma situação de mercado onde existe vários vendedores e poucos compradores do produto (tangível, não tangível) ofertado.
É importante estar atento a algumas ferramentas para visualizar a divisão entre as estruturas de mercado. Podemos analisar um determinado setor e conseguir classificá-lo a partir das seguintes análises:
1 – Quantidade de compradores e ofertadores
2 - Legislação ( se existe leis, patentes ou qualquer impedimento a entrada no mercado).
3 – Custo de produção ( Se o custo de produção é alto ao ponto de impedir a fácil produção e concorrência nesse mercado).
Concorrência perfeita
A primeira estrutura a ser analisada denomina-se concorrência perfeita.
É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma