A escola ideal
Quando se fala numa Escola ideal, o primeiro pensamento que vem é a qualidade do Ensino sem ela a escola não tem como ser ideal para os alunos e comunidade.
A escola deveria ser o lugar onde as pessoas conseguem ter uma outra visão do mundo, conseguindo atuar melhor nele. Seres humanos capazes de questionar e transformar não só o seu próprio ambiente, mas capazes também de transformarem a si mesmos.
O conhecimento não seria somente sobre o mundo externo, mas sobre o mundo interno também. Cidadãos conscientes de seus papéis, de sua força, de sua humanidade.
A escola os ajudaria a tirar a venda que a falta de conhecimento impõe. Por isso, a escola tem que ser um lugar para se desenvolver as questões dos valores humanos
Uma escola ideal também poderia ser aquela em que alunos, pais e professores estivessem juntos para resolver os problemas da escola e dos alunos, não deixando somente nas mãos dos diretores e pedagogos mais ajudando em casa orientando os filhos de como agir em sala de aula e na comunidade escolar, os professores podiam conversar entre pais e alunos falando sobre a dificuldade do aluno e colocando o que os pais podem fazer para ajudar seus filhos os professores poderiam ter mais contato com os alunos criando um vinculo de amizade com seus alunos mais claro com respeito e autoridade.
Na estrutura física da escola não devera faltar condições adequadas como sala de aulas individuais, carteiras em bom estado banheiros para uso feminino e masculino, sala de orientação, secretaria , diretoria, laboratório de informática, refeitório e biblioteca que é muito importante pois é aonde o aluno vai poder rever seu conteúdo buscando novas visões da matéria e ampliando seu conhecimento aprendendo a ler saberá falar ,escrever e ate se expressar melhor.
Contudo a escola Ideal seria um local que disponibiliza aprendizagem conhecimento e ensino aos alunos buscando que o mesmo goste de freqüentar esse lugar e que não seja um local com somente