Escola ideal
ALUNO: SIDNEIA ALVES
SÃO PAULO
SUMÁRIO
1. Introdução 5 2. Estrutura 5 3. RefeiTÓrio 7 4. Áreas internas 8 5. Áreas externas 9 6. Equipamentos 10 7. Atividades 11 8. Conclusão 12
LISTA DE ILUSTRAÇÃO
Figura 1 6 Figura 2 7 Figura 3 8 Figura 4 9
1. Introdução
A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimosà rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.
2. Estrutura
A estrutura de uma escola exige uma série de características e a divisão de vários ambientes, tais como: a recepção das crianças, secretaria, sala ambiente, sala da diretoria, sala de professores, sala de reuniões, depósitos, cozinha, banheiros, área coberta e área externa para socialização, e salas de aula.
Hall de Recepção – O hall de recepção é uma área externa ampla e espaçosa. Possui vários objetivos, tais como: proporcionar uma passagem gradativa da criança, das mães para o funcionário da escola; acolher visitantes, local de reunião com pequenos grupos de pais; espaço para mural, avisos, cardápios, exposição de fotos, desenhos e trabalhinhos das crianças. Deve ter uma decoração aconchegante com banquinhos, sofás e poltronas confortáveis, cadeirinhas ou cavalinhos de balançar, ladeados por vasos de plantas bem cuidadas, mesa ou local com agenda para recados que as mães desejem fazer á direção.
Estas áreas estão todas as atividades destinadas