A escola em rede
CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Obs.: Aluna servidora do quadro da Regional Araçuaí (trabalho individual)
Aluna: Waleska Avelar Nonato walnonato@yahoo.com.br Araçuaí, 28 de abril de 2011.
“A ESCOLA COMO REDE”
No processo de inclusão, de democratização de oportunidades e respeito às diferenças, a escola assume um papel fundamental: o de eferecer oportunidade para o aluno conviver com outras pessoas além daquelas com as quais convive no seu dia a dia. Para que a efetivação da inclusão aconteça de fato e os alunos em situação de deficiência tenham garantidos o acesso e permanência com qualidade nas escolas do ensino regular, é necessário que algumas instituições através de seus representantes sejam acionados formando uma rede de apoio que segundo Oliviere, (2003, pg.1). “redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições de forma democrática, em torno de causas afins...”.
Sabe-se que rede é um conjunto de pontos interligados, mas essa idéia genérica não é suficiente para demonstrar toda a potencialidade desse modo de organização. Nem tudo que apresenta interligação pode aer chamado de rede. Rede é, portanto, uma forma de articulação, por isso também, rede é uma forma de organização distintos, pois em função de sua articulação, elementos distintos trabalham em conjunto e de modo coordenado.
Analisando a Instituição Escolar/Superintendência Regional de Ensino/Secretaria de Estado da Educaçao como uma rede de apoio ao aluno com Necessidades Educacionais Especiais(NEE), torna-se um dos grandes desafios destas instuições, imbuídos por meio da sensibilização de toda comunidade, senão pondo fim, pelo menos minimizando posturas de preconceito que há séculos envolvem o trato com pessoas com deficiência, relevando a essa mesma sociedade que deficiência não é sinônimo de incapacidade e que todos aprendem desde que respeitados o seu tempo seu ritmo de aprendizagem. Nessa