Caracterização da escola, dos educandos e rede social
O Colégio Estadual Francisco Castro Laranjeira está localizado na sede do Município de Itaguaçu da Bahia – Bahia. Tem 7 (sete) anos de serviços prestados à comunidade e áreas adjacentes. Tem atualmente 312 alunos, 14 professores, 2 merendeiras, 4 auxiliares operacionais e 4 agentes administrativos. A escola funciona nos turnos matutino e vespertino com turmas do ensino médio regular, sendo 4 turmas de 1ª série, 3 turmas de 2ª série e 3 turmas de 3ª série.
O prédio escolar possui 7 (sete) salas de aula, todas equipadas com Tvpendrive; uma sala de vídeo com computador conectado a internet, data show, equipamento de som e monitor TV; um laboratório de informática com 16 computadores; e uma sala de leitura. Na área administrativa, temos: uma sala de professores, sala do diretor, sala para o vice-diretor, coordenação, secretaria e 2 banheiros. Temos ainda, cantina, banheiros coletivos (alunos) e três almoxarifados. No espaço externo, há uma guarita para segurança, uma quadra poliesportiva e uma pista de salto em distância, além de uma boa área arborizada com plantas como mangueira, umbuzeiro e outras.
Nossos alunos são, em sua maioria, dos povoados deste município, com destaque para Rio Verde, Lages, Chapada, Lagoa de Chico Eduardo, Cajueiro, Lagoa de Palha e Tabatinga.
Devido aos nossos estudantes advirem de diversas localidades, temos uma elevada heterogeneidade em termos de conhecimento formal e bagagem de vida. Assim, as turmas de 1ª série são, geralmente, as que mais sofrem reprovações e apresentam os maiores índices de abandono.
O indicador de reprovação já foi pior, entretanto, graças aos esforços dos professores, ele vem melhorando ano a ano, e a partir da 2ª série, este índice cai, chegando praticamente e zero nas turmas de 3º série.
Já quanto ao indicador abandono, a escola tem tido uma maior dificuldade em diminuí-lo. Como estamos numa região agrícola, onde a maioria dos alunos são filhos de