a escola como um grupo sosial
Introdução
Assim como a sala de aula a escola apresenta uma organização social. Isto é, em seu interior existem grupos sociais os mais diversos. Aqui citaremos os grupos sociais escolares como se organizam e suas características. Os mecanismos de sustentação dos grupos escolares. Alguns grupos que se destacam grupos de idade, grupos de sexo, os grupos associativos, os grupos de status e os grupos de ensino. Estudaremos também sobre mecanismos de sustentação dos agrupamentos escolares. Que nos interessa analisar, a liderança, as normas de conduta escolar e as sanções.
Neste estudo faremos um aprofundamento no conhecer cada grupo e suas características.
Segundo Antonio Cândido, dois elementos principais contribuem para a organização da estrutura interna da escola: as formas de agrupamento e os mecanismos de sustentação dos agrupamentos.
Os grupos que formam a escola
Entre as principais formas de agrupamentos existentes na escola, destacam-se os grupos de idade, os grupos de sexo, os grupos associativos, os grupos de status e os grupos de ensino.
Grupos de idade
A primeira divisão em relação à idade é a que coloca de um lado o grupo adulto ( professores, administradores, auxiliares de administração, etc.) e de outro lado o grupo dos alunos. Ao funcionar como critério de organização dos grupos, a idade deixa de ser apenas um fator biológico para adquirir significado social.
Os educadores, independentemente de sua idade biológica, representa o grupo já integrado nos valores sociais, aos quais procuram integrar o grupo dos alunos. Estes opõem-se ao grupo dos adultos, tanto pelas sua diferentes formas de sociabilidade quanto pelo fato de constituírem as gerações que ainda estão observando os valores sociais, que lhes permitirão passar a fazer da sociedade dos adultos.
Grupos de sexo
O primeiro fato a registrar em relação ao sexo é que foi superada a fase de