Engenharia e meio ambiente
Até a década de 60 a NATUREZA era vista como:
Fonte de matérias primas; (E depois perceberam que são Recursos Limitados) Depósito dos resíduos gerados pelo homem em sua atividade (sorvedouro) (E depois viram Poluição)
Relação Indústria - Meio Ambiente
No início os processos econômicos não tinham uma magnitude tão grande para alterar significantemente os ecossistemas.
Ocorre um aumento da população, com crescimento do consumo e aperfeiçoamento das tecnologias extrativas.
Desastres Ambientais
1956 – Descoberto o Mal de Minamata - Desordem neurológica causada pela ingestão de grandes quantidades de peixe e/ou marisco contaminado com metilmercúrio por dois efluentes industriais em Minamata, Japão.
1962 – Rachel Carson lança o livro Primavera Silenciosa - denunciava os efeitos altamente nocivos e alarmantes que os inseticidas, quando aplicados sem critério, podiam produzir sobre toda a natureza. Em consequência do uso abusivo dos inseticidas, os pássaros e outros animais iriam desaparecer dos bosques, das florestas e dos jardins.
Magnificação Trófica - Aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos, ao longo da cadeia alimentar.
Cubatão década de 80 - Em 1980, o jornal americano The New York Times batizou esse pólo petroquímico paulista de "Vale da Morte". Foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo. As indústrias emitiam mil toneladas de gases tóxicos por dia, alimentando uma névoa venenosa que afetava o sistema respiratório e gerava bebês com deformidades físicas. Ocorreu contaminação da água e do solo da região, trazendo chuvas ácidas e deslizamentos na serra do Mar.
Na década de 60:
Preocupação com a DISPERSÃO DOS POLUENTES
Construção de grandes chaminés e emissários submarinos
Na década de 70:
Crescente preocupação com as questões ambientais.
Criação de leis e normas para regulamentar a emissão de substâncias tóxicas.